quinta-feira, 24 de junho de 2010

NÃO minta pra mim!!!!

Acompanhando uma série fantástica atualmente, LIE TO ME, estrelada por Tim Roth, um dos meus atores favoritos, principalmente depois de CÃES DE ALUGUEL. A série trata de uma empresa de consultoria em MENTIRAS... pois é, ainda não chequei a graduação do Dr. Cal Lightman (Roth), mas ele parece ser um behaviorist especializado em linguagem corporal, vocal e principalmente, facial. Um tanto excêntrico, com certas manias e dificuldades de relacionamento (divorciado com filha adolescente, até onde pude ver), e acredito que esse seja um ponto importante para os roteiristas: não torná-lo sarcástico nem atribuir um humor muito ácido, pois já temos um Dr. House que sempre aposta que "Everybody Lies". Nesse caso, o Dr. Lightman vive e trabalha em cima disso, enquanto para House, além de ajudar em sua investigação médica, ele use como passatempo desvendar detalhes de seus colegas de trabalho, pacientes, por mero prazer mundano, ou para continuar encarnando seu niilismo ou pessimismo a respeito do mundo como um todo. A comparação continua com o fato dos dois atores serem britânicos, muito embora Hugh Laurie "disfarce" seu sotaque para encarnar House, o que já ocorreu muito com Tim Roth no passado (Pulp Fiction, O Grande Hotel, ou Four Rooms). Aliás, Tim é um dos pioneiros da geração de atores em que se enquandra com facilidade em imitar o sotaque norte-americano. Já em Lie to me, fica claro que ele assumiu sua nacionalidade. Mas, a meu ver, as séries são extremamente distintas, com pontos coincidentes, mas não necessariamente semelhantes, e ambas são excelentes. Ponto Parágrafo. Talvez, TALVEZ, se for comparar com outra série, seria com PSYCH, pois o poder de observação é a tônica da investigação das duas séries.

O ponto alto dos episódios é quando os momentos em que a equipe pontua algum gesto ou expressão como sendo um indicativo de que alguém está faltando com a verdade, eles ilustram com celebridades em aparições e declarações públicas. Já tivemos fotos de alguns presidentes Norte-amareicanos, e alguns réus famosos, como O.J. Simpson.

Mas, lá vem a pergunta: O que isso tem a ver com FRIENDS???? Ora, desde o início, esse blog é sobre Friends E OUTRAS SÉRIES, mas sempre é um prazer falar de minha série favorita. Nesse caso, sim, existe um link, mas nem sempre essa será a premissa de minhas futuras atualizações aqui.

Difícil não lembrar de Joanna, a chefe de Rachel, da Bloomingdales, que a promove mas morre antes de efetivar a promoção (não antes de ter um breve relacionamento com Chandler, quando o deixou algemado em seu escritório). Interpretada por Alison La Placa, ela teve uma boa participação na série, e ressurgiu em Lie to me no episódio que estou assistindo agora, Do No Harm (01x06), fazendo uma editora de livros que precisa saber mais sobre o passado de uma autora de Uganda, mas não digo mais evitando ser spoiller, you know...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou testando a eficiência dos comentários no blog. Muitos me advertiram a NÃO COLOCAR a possibilidade dos usuários postarem comentários, mas prefiro confiar em vocês! Não me desapontem!