sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Top 10 - Cenas que emocionam

Não quero classificar esse post como as 10 cenas mais tristes da série, pois trata-se de um show de humor, e se fizer a gente chorar, os roteiristas deveriam ser demitidos. Mas às vezes isso pode rolar, pois desde a 1ª temporada FRIENDS trouxe muitas risadas, mas algumas quebras de paradigmas e algumas discussões relevantes, como divórcio na casa dos trinta, filhos de pais separados, entre outras coisas. Não vou aqui dizer que FRIENDS é uma série cabeçona, que nos faz pensar (embora alguns achem). FRIENDS é comédia, numa roupagem dos anos 90.

Daí, algumas cenas que escolhi são tristes, outras são cliffhangers, outras tomam a gente de assalto no meio de várias gargalhadas. Vamos a elas:

10º Lugar - The One where Heckles Dies
Esse episódio leva Chandler a avaliar sua vida como um todo, quando ele começa a se comparar com o chao vizinho do andar de baixo que reclama do barulho. Os FRIENDS fazem uma faxina no apartamento do distinto, depois dele morrer, e Chandler fica com o anuário de Heckles. Passa batido, mas é um passo no amadurecimento de Chandler, e essa cena que capturei é quando ele: Boa Noite, Sr. Heckles! Tentaremos não incomodá-lo. Gostei bastante!



9º Lugar - The One with Barry and Mindy Wedding
O término do casal 20. Lógico, necessário pra Monica e Chandler formarem o novo casal vinte, mas eles eram praticamente perfeitos, exceto por um detalhe: Richard não queria ter filhos.


8º Lugar - The One with The Proposal Part 2
Na verdade é uma cena feliz, mas foi bonito, dada a confusão criada durante toda a "saga" do pedido de casamento. Muito diálogo bla-bla-bla, mas quando Joey grita de lá de fora: E aí, podemos entrar? Estamos morrendo aqui!!!!!! quebra essa churumela toda. Bonito!



7º Lugar - The One Where Ross is Fine
Ross e Rachel não eram mais um casal a bastante tempo, mas a forma como Ross reagiu, principalmente nessa hora do brinde, foi triste. É como se ele visse o espelho dele, uma imagem invertida, na figura de Joey, que tornaria impossível ter Rachel de novo em sua vida amorosa.



6º Lugar - The One With Joey's New Girlfriend
Chandler descobre que está apaixonado pela namorada de Joey, e pede a Monica pra dormir no seu sofá, pois não aguenta ouvir o rala-e-rola do quarto ao lado.


5º Lugar - The One Where Joey Moves Out
Cara, essa cena pode ser enquadrada como piegas, ora... Joey só está indo morar em outra casa, eles teriam contato direto ainda. Mas, da mesma forma que na morte de Mr. Heckles, fica claro que a série trata do amadurecimento dos nossos FRIENDS, cada um de uma forma. E Joey e Chandler eram a verdadeira dupla dinâmica da série. A expressão de Chandler ao contemplar o apartamento vazio é triste, mas Joey volta e dá um abração no amigo. Essa classifico como muito emocionante.




4º Lugar - The One With The Birth
Essa foi a forma da produção de FRIENDS amenizar um momento que poderia ser triste: o pai fala com seu filho, fruto de um casamento desfeito, que sempre que precisar, ele estará por perto para ajudá-lo. A linha que separa essa cena pra um drama mais forte é bem fina, mas julgo que foi tudo na dose certa. Adorei!



3º Lugar - The One Where Joey Dates Rachel
Quando a ficha de Joey cai, e ele percebe que está se apaixonando pela sua melhor amiga, que também é a ex-namorada grávida de seu melhor amigo, ele entra em pânico. Essa cena mostra Rachel assistindo o clássico de Stephen King, Cujo (um cão raivoso que barbariza). É nítido o desconforto de Joey nesse momento, pois é a primeira vez em sua vida que ele se apaixona.




2º Lugar - The One Hundredth
OK, Phoebe sabia que não iria ficar com os trigêmeos ao final de sua gravidez, mas esse adeus foi uma cena pra lá de emocionante. O 100º episódio de FRIENDS ficou marcado com ótimas piadas, mas acaba nessa cena. Gostei!



1º Lugar - The Last One
O último episódio poderia, na minha opinião, ser melhor escrito, mas pensar em FRIENDS acabando pra mim sempre vai ser triste. Ponto pros quadros mostrando todos juntos, no apartamento vazio. Fecha a cena com um close da moldura que Monica tinha em seu olho mágic, ícone da série.



Uma curiosidade, já que falamos do último episódio: Ross está correndo no aeroporto procurando por Rachel, e Phoebe pergunta se ele nunca havia participado de uma perseguição policial. Ross responde: Não desde que minha série policial foi cancelada. Bem, alguns devem lembrar de uma série chamada Nova York Contra o Crime (acho que passava na Record, durante a época que Arquivo X era exibida lá também). David Schwimmer fez uma participação nessa série, fazendo um Nerd que certa vez atirou em um assaltante.


Essa série, indiretamente, já foi mencionada nas entrelinhas, quando Phoebe conhece o policial vivido por Michael Rapaport. Ela, pra tentar se safar da encrenca de ter se passado por policial, diz que é de uma divisão de disfarces, e tem como parceiro o Policial Sipowicz. Esse era vivido por Dennis Franz, que ensina Nicholas Cage a se tornar humano em "Cidade dos Anjos". Fica aqui a curiosidade.


Denniz Franz

4 comentários:

  1. tenho toda temporada de friends completa em dvd tenho muito seriados antigos novelas desenhos etc eneteressados mande emial para:dvdsdesenhosseriados@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha achado alguém tão louco por friends quanto eu. Que legal achar esse blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Euu amo Friends, e como voce mesmo disse, a série é de humor, porém sempre tem cenas que emocionam, mesmo que indiretamente.
    Adorei seu blog! Com certeza vou segui-lo. :)
    amegami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Estou testando a eficiência dos comentários no blog. Muitos me advertiram a NÃO COLOCAR a possibilidade dos usuários postarem comentários, mas prefiro confiar em vocês! Não me desapontem!