sábado, 4 de setembro de 2010

Chandler


Chandler, a piada ambulante. Sim, pois quando não é ele quem faz um de seus milhares de comentários sarcásticos, ou piadas de situação, os outros fazem com ele. Seja por seu desempenho sexual (tudo leva a crer que ele sofra de ejaculação precoce), por seu jeitinho efeminado, ou qualquer outra coisa, pois Chandler transpira comédia. Decidi começar a escrever sobre os FRIENDS, e escolhi o meu favorito pra começar.

Chandler é o único sem irmãos na gang do West Village. Filho único, com pais particularmente excêntricos. A mãe, escritora de contos eróticos; o pai, um transexual que tem um show em Las Vegas. Os dois formam o que chamaríamos de pesadelo Freudiano. E assim, Chandler seguiu sua vida odiando o dia de Ação de Graças, pois foi quando seus pais anunciaram seu divórcio. Mas ao longo da série podemos ver que Chandler pode ter sofrido algum tipo de abuso na infância. Não diretamente infligido a ele, mas ele solta às vezes que viu orgias aos 7 anos e menciona com certos detalhes as festas que o pai promovia.

Nora Bing

Charles Bing

Inseguro, beirando a timidez, arrisco dizer que é o mais inteligente dos FRIENDS. Sim, pois Ross é o mais intelectualizado, o que acredito que seja diferente de ser inteligente. Intelectuais detêm conhecimentos, e pessoas inteligentes possuem capacidade de aprendizado quase instantâneo. Por isso classifico Chandler como o mais inteligente. Ele é quase sempre o primeiro a sacar as coisas no grupo, e o primeiro a antever as consequências de determinadas situações.

De todos os FRIENDS, é o que menos chama a atenção, gerando piadas durante a série toda, quando as pessoas não ouvem o que ele fala, falam dele em sua presença sem se importar com isso, e não sabem com que ele trabalha, nem que não usava óculos ou que era destro.


O único fumante e ex-fumante do grupo. Sim, pois sabemos que ele parou de fumar 3 anos antes da série começar, daí voltou, parou, voltou, parou, fumou em Tulsa, parou, fumou no terraço do trabalho de Rachel, em frente do apartamento roubou um trago da "mulher que fuma demais", tinha cigarros escondidos na tampa da privada antes da inspetora de adoção visitar o apartamento. Daí é difícil dizer se ele fuma ainda, tanto que antes de casar, sobre forte pressão, ele tirou um cigarrinho do bolso.


Também é difícil precisar quando Chandler perdeu sua virgindade. Sabe-se que ele não tem ampla experiência no assunto antes de namorar Aurora (aquela italiana com quem ele saiu após a apresentação de FREUD!). Mas as piadas da série sugerem que ele seja bem dotado, dada a cara de Monica quando o viu debaixo do cobertor em Londres, e de Phoebe quando o viu na banheira.

Ele nasceu com 3 mamilos, ou com um nubim (o mamilo extra), mas o removeu quando a namorada sem uma perna ficou enojada quando o tocou. Lógico, uma piada, mas fica registrado.

Mas falar de Chandler sem mencionar Janice é difícil.


Janice (cujo nome inteiro, na 10ª temporada, é Janice Litman-Goralnik neé Hosenstein) é marcada na série pela sua voz anasalada, com sotaque novaiorquino forte, e pela célebre frase Oh! ...My...God! (sim, bem pausadamente). Ela é considerada mobília da série por ter participado de quase todas as temporadas. Digo QUASE pois ela não apareceu na sexta, mas sim sua voz OFF na fita que Chandler supostamente teria gravado pra Monica. Ela não apareceu, mas sua voz sim. Ela foi a namorada que Chandler mais amou odiar, mas isso é um ponto dentro do universo do amadurecimento de Chandler, pois na 1ª temporada ele não sabia o que queria, estava inseguro e dispensava as garotas por motivos banais. Na verdade, a personagem Janice só apareceu no dia que Chandler decidiu terminar com ela. Depois, ele a convidou para o ano novo e a dispensou antes da meia-noite. Daí, num encontro às escuras promovido por Joey, lá está ela de novo (mas no mesmo episódio ele a dispensa). Quando o Sr. Heckles morre, Chandler começa a pensar em sua vida, e que pode acabar solitário como o vizinho de baixo se não fizer nada a respeito. Nisso ele liga pra Janice mais uma vez, mas a vê grávida e casada, o que iria mudar no final da 3ª temporada, onde ele a "conheceu" teclando na internet, marcando um encontro no Central Perk, agora estando em processo de divórcio.

Essa foi  época mais feliz entre eles, onde Chandler de fato estava gostando dela. Mas terminaram quando ele descobre que ela está se encontrando com seu ex-marido ainda, e voltam depois de se encontrarem na manicure. Daí, vemos mais uma vez o quanto Chandler é inseguro, pois terminar com ela ele NUNCA conseguiu, não diretamente (nas vezes anteriores, ou ela pegava no ar a intenção, ou Phoebe dava uma mãozinha). Dessa vez, ele inventa que está indo para Yemen.

A vida amorosa de Chandler, depois disso, passa por altos e baixos. Ele se apaixona pela namorada de Joey, tem alguns casinhos, até "descobrir" Monica em Londres. Daí, tudo estagnou. Mas diga-se de passagem, aquele foi o início de namoro mais engraçado já visto. Eles começaram escondidos, depois veio a tona as ansiedades de Chandler quanto a compromissos, eles viajam pra ficar juntos e brigam viagem toda, mas tudo se ajeitou depois.


Mas o casamento deles não cessou as piadas sobre a sexualidade de Chandler. Já li em outro lugar antes que a ideia dos criadores da série era fazer Chandler sair do armário na segunda temporada, mas por alguma razão isso mudou. Mas as piadas continuaram, tanto que deram a ele o nome do meio mais feminino de todos: Muriel. Podemos ver no Spin Off, Joey, que as piadas sobreviveram até o primeiro episódio.


Bem, e pra listar os defeitos dele, acredito que dos três caras da turma, ele é o que tem o caráter "não tão forte", se comparar com os outros dois. E é o mais fofoqueiro também, não consegue guardar um segredo sequer. Por mais que ele seja o mais divertido, é também o mais mal-humorado, e perde a paciência com muita facilidade.


Bem, pra um personagem que nasceu na série pra ser secundário, ele fez um ótimo trabalho por 10 anos seguidos. Sim, na concepção da série, ele e Phoebe seriam os personagens cômicos secundários, pra auxiliar a trama principal. Bem, é isso, até a próxima revisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou testando a eficiência dos comentários no blog. Muitos me advertiram a NÃO COLOCAR a possibilidade dos usuários postarem comentários, mas prefiro confiar em vocês! Não me desapontem!